Curso Grátis de HTML, CSS e JS. Criando um Sistema Para Pizzaria

Curso Grátis de HTML, CSS e JS. Criando um Sistema Para Pizzaria

Para qual e-mail devo enviar a aula?

Fique Tranquilo. Seu e-mail está 100% seguro!

Internet Das Coisas, a Nova Evolução Tecnológica

Internet Das Coisas, a Nova Evolução Tecnológica

Neste artigo, você vai entender o que é a internet das coisas, seu conceito, suas definições e aplicações.

Em meados dos anos 90 houve o marco da concepção de que tudo ou qualquer coisa poderia ser conectado e controlado através da maior rede de informações, a internet.

A Internet das Coisas também traduzida do inglês Internet of Things – IoT, surgiu desta concepção e através dos avanços tecnológicos dos novos dispositivos que alavancou seu desenvolvimento, além de tratar-se como tema importante considerado como tendência tecnológica mundial por apresentar a tecnologia promissora e inovadora aplicada no cotidiano das pessoas, produtos e principalmente serviços essenciais garantindo inúmeros benefícios.

A todo momento pessoas necessitam de inovações tecnológicas que gerenciam, controlam e monitoram operações remotas, eliminando todos os aspectos de serviços com intervenções humanas, assim garantindo a rapidez nos processos como também trazendo melhorias na vida das pessoas.

Aprenda a Criar Aplicativos Incríveis com React Native do Zero ao Avançado!

Facilidades

A IoT está facilitando em vários aspectos aperfeiçoando ambientes e negócios, potencializando-se em diversos ramos e áreas como saúde, transporte, infraestruturas e outros serviços que garantem a qualidade constantemente na vidas dos serem humanos.

Está tecnologia está recebendo muita atenção no meio acadêmico como também no meio industrial devido sua abrangência tecnológica.

Com o surgimento de novos dispositivos e produtos conectados, novas aplicações potencializam-se no meio tecnológico, isto é, grande massa de informações são coletadas, armazenadas, sistemas são projetados e distribuídos em nuvem e assim um cenário de desafios surge neste meio.

Este novo universo de dispositivos conectados, levanta um ponto importante a ser questionado. Como garantir a qualidade dos dados e a segurança das informações?

Leia também: Um Breve Resumo Sobre a História da Internet

O Que é a Internet Das Coisas (IoT)

Não há uma definição exata sobre a Internet das Coisas, mas diversos autores e organizações definem sua ideia sobre a tecnologia.

Para Gartner define-se que a IoT pode ser vista como uma rede de objetos físicos que apresentam tecnologias embutidas para se comunicarem e sentir ou interagir com todo um ambiente externo ou com estados internos.

Já o Fórum Brasileiro de IoT define a tecnologia como uma nova infraestrutura que pode integrar a internet convencional com os objetos, podendo assim permitir a comunicação entre o mundo virtual e o mundo real.

Resumidamente, podemos dizer que a Internet das Coisas é o modo como qualquer objetos, ou “coisas” estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.

Pode-se dizer que as “coisas” de modo geral são objeto ou serviços que fazem partes da vida das pessoas e que facilitam seu cotidiano. Na concepção de IoT, essas coisas seriam qualquer equipamento que pudesse, de alguma forma, se conectar à Internet.

As “coisas” podem ser desde um relógio, uma câmera até mesmo carros, maquinas, Smartphone ou computadores. Televisores ou geladeiras conectadas na internet, sistemas de vigilância ou automação residenciais, tudo é considerado como “coisa”.

internet-das-coisas-tudo-sera-conectado
Tudo Será Conectado na Internet das Coisas

As Diversas Aplicações da Internet das Coisas – IoT

A internet das coisas está cada vez mais presente em diferentes cenários, transformando o mundo em Smart Word, ou seja, um mundo inteligente, permitindo que aos olhos dos seres humanos a computação se torne “invisível” e tudo aconteça naturalmente na relação entre máquinas e pessoas, permitindo assim um mundo mais eficiente e conectado.

Hoje já é possível automatizar todo um ambiente e controla-lo por um celular ou tablet. Eventualmente não se precisa controlar as coisas, os dispositivos podem simplesmente se auto reagir na presença de pessoas.

internet-das-coisas
Diferentes cenários que a IoT pode atuar

Sensores espalhados por todas cidades podem monitorar a velocidade do vento, os graus de temperatura, umidade e qualidade do ar e assim colaborando com a previsão do tempo por exemplo.

Veículos podem comunicar-se uns com os outros, alertando de engarrafamentos ou até a freada brusca ou acidentes.

As pessoas podem usar dispositivos como relógios, roupas para monitorar constantemente o pulso ou outras medidas do estado de saúde do individuo e avisar seu médico de forma autônoma em casos de problemas. Geladeiras pode fazer sozinha um pedido dos produtos que estão a acabar.

Há infinitas possibilidades diferentes e inúmeras aplicações que a IoT pode abranger em vários setores diferentes, incluindo automotivo, energia, saúde, telecomunicações e muitos outros.

Quer Aprender Criar Sistemas Web Conectados Com a Internet das Coisas? Conheça o Curso PHP do Zero ao Profissional

1 – Saúde

IoT na saúde
IoT na saúde

As aplicabilidades da IoT na saúde pública são imensas. Pacientes podem utilizar dispositivos que remotamente enviam dados para os centros de monitoramento que são analisados em tempo real e, nos casos que identificar comportamentos inesperados comprometendo a saúde e a vida do paciente, sinalizações e alertas são enviados ao próprio paciente e as unidades de saúde como hospitais, pronto-socorro para realizar o atendimento imediato.

A aplicação dos serviços de IoT na saúde também colabora para o monitoramento de doenças através de diagnósticos mais precisos e ágeis.

Os objetos inteligentes coletaram estes dados e poderão ser processados e analisados em Big Data, promovendo então resultados com ampla exatidão.

2 – Energia e Água

Empresas de transmissão e distribuição de energia elétrica podem realizar a entrega de energia automaticamente as indústrias e residências através de dispositivos inteligentes instalados nas subestações.

Acompanhar em tempo real histórico de consumo, medições dos relógios das residenciais remotamente e permitir que os clientes acompanhem os serviços por aplicativos.

Medidores inteligentes faz não apenas a leituras do consumo, mas também realizam as análises de momentos com menor e maior consumo para diminuir, ampliar ou até mesmo agendar períodos de inatividade automaticamente.

Também possibilita a identificação de outros problemas como vazamento de água, uso indevido da rede elétrica e estes dados coletados são enviados as centrais de monitoramento.

3 – Saneamento, Segurança e Mobilidade Urbana Inteligente

Através de dispositivos instalados em lixeiras e bueiros será possível prevenir alagamentos nas cidades antes causados pelo excesso de lixos que entopem bueiros.

Os saneamentos inteligentes acionarão os serviços públicos para a coleta do lixo quando o limite da capacidade for atingido.

Os serviços de segurança pública se tornará mais inteligente a ágil com os serviços de IoT. Sensores e câmeras espalhados por toda a cidade possibilita a eficiência do controle de crimes, emergências, além das ações preventivas dos possíveis riscos.

Reconhecimento facial de criminosos obtidas pelas câmeras enviam os dados para as centrais de monitoramento e as aplicações acionaram de forma autônoma as viaturas de policiamento mais próxima sem a necessidade da intervenção humana.

A IoT também disponibiliza aplicações para a mobilidade urbana garantindo a segurança e a eficiência do trânsito.

Os semáforos poderão atuar de forma autônoma de acordo com os dados coletados dos sensores espalhados pelas ruas da cidade, por exemplos, os semáforos poderá ficar mais tempo aberto ou fechado quando identificar as variações das movimentações dos veículos transitando.

Também será possível identificar acidentes através dos sensores de ruídos, câmeras e assim serem enviados as centrais, além dos acionamentos dos bombeiros, policiais de forma autônoma sem a necessidade de um humano para realizar este serviço de atendente.

Para os transportes públicos como ônibus, usuários poderão acompanhar em tempo real a localização dos veículos e escolher o melhor trajeto, melhores horários, isso devido ao uso dos dispositivos inteligentes instalados que estará compartilhando dados e integrados aos sistemas de monitoramento.

Já existem projetos para ruas inteligentes que permitirá os transportes elétricos se auto carregar pela energia armazenada nos painéis solares que estarão instaladas no asfalto, e a instalação de dispositivos de sensoriamento na pista para detectar presenças de animais e pessoas, e assim enviar os dados a estes veículos para sinalizar os possíveis riscos de acidentes.

4 – Setor Varejista

Aplicações-da-Internet-das-Coisas-no-varejo
Aplicações da IoT no Varejo

Várias aplicações estão sendo desenvolvida para o mercado de varejo afim de atrair os consumidores e divulgar seus produtos e serviços de forma fácil, melhorando os processos e estratégias de vendas.

Um exemplo de aplicação da IoT neste mercado é o uso de dispositivos inteligentes instalados nos estabelecimentos que envia mensagens de boas-vindas, promoções e outras informações conforme as análises dos dados verificadas no perfil daquele consumidor.

Os dispositivos cliente/estabelecimento estarão se comunicando e trocando informações (dados) uns com o outro.

É possível monitorar quanto tempo o cliente esteve no estabelecimento, capturar informações através dos olhares por meio de câmeras de reconhecimento facial e ao mesmo instante este reconhecimento é interagida com display, painéis e televisores na loja, sugerindo outros produtos baseados nas análises do gosto daquele consumidor.

O controle de estoque também se tornará autônoma com o uso das etiquetas inteligentes que monitoram a quantidade de produtos e alertam informações para a reposição das prateleiras.

5 – Residências e Construções

As chamadas Smart home, ou casas inteligentes também tem um grande case de sucesso no uso da tecnologia com serviços em IoT.

Assim também estão o setor de construção que vem crescendo com uso de dispositivos inteligentes utilizados para garantir ainda mais segurança das edificações.

Os dispositivos instalados nos veículos comunicam com portões quando o mesmo se aproxima, realizando sua abertura e fechamento de modo automático.

Sensores espalhados no ambiente detectam presença de movimento e lâmpadas, ar condicionado são acionados, além de permitir que as pessoas monitoram todos os equipamentos que estejam ligados na residência pelos Smartphone, tabletes, como até pelos dispositivos usáveis.

Dispositivos instalados nas estruturas de prédios monitoram ruídos e tremores de terras e alertam possíveis desastres as centrais de monitoramento, além enviar alertas para as pessoas que estejam no ambiente por meio de som, tudo de forma autônoma.

A geladeira das residências mostrará ao usuário as ofertas dos produtos, os melhores preços disponíveis nos diversos mercados conectados de acordo com a preferencias do usuário, além de alertar quando os itens no seu interior estiverem acabando.

Barreiras e Desafios da Internet das Coisas – IoT

Quando uma nova tecnologia surge, não é novidade os desafios que a mesma passa no ato de sua implementação. Assim como as tecnologias inovadoras, a IoT não será diferente, barreiras quanto sua implementação ao longo do seu desenvolvimento serão visíveis principalmente no Brasil e nos países em crescimento.

Os principais desafios encontrados hoje para a tecnologia são: a falta de ecossistemas favorável (objetos, equipamentos e dispositivos adequados), os desafios quanto a segurança, confiabilidade dos dados e a privacidade.

1 – Segurança e Privacidade

Cada vez mais o mundo está conectado. Objetos, dispositivos e pessoas ou simplesmente as “coisas” se conectando entre si levanta uma questão primordial para a evolução da IoT, a segurança e a privacidade, que vem sendo umas das principais barreiras para sua efetivação total.

É fato que na IoT altos volumes de dados privados e até mesmo pessoais estarão sendo trafegados e analisados na rede, com isso faz necessário o aprimoramento no controle de acesso e na criptografia dos dados evitando que informações sejam vazadas ou até sistemas invadidos.

É muito importante de que o governo crie e reveem novas leis voltadas a internet para que evite qualquer tipo de dano a empresas e pessoas. Normas regulatórias rigorosas também são necessárias para prevenir que fabricantes produzem produtos e serviços com pouca segurança.

2 – Alimentações de Sensores

Para que a internet das coisas atinja seu potencial completo, é muito importante a evolução dos sensores autossustentáveis.

Num ambiente onde milhares de dispositivos estarão espalhados por todo o planeta, seria quase impossível ficar trocando as baterias quando elas descarregassem.

Neste contexto faz necessário a evolução de novas formas de alimentação destes dispositivos e sensores. Uma alternativa para driblar e solucionar estes desafios, seria investir nos avanços das tecnologias de sensores que gera eletricidade a partir dos elementos ambientais como vibrações, luz e até mesmo fluxo de ar.

Uma tecnologia descoberta por cientistas relevantemente colaborará para a quebra desta barreira que impede o crescimento da IoT. Cientistas anunciaram a tecnologia do nanogerador que pode ser comercializada.

Um pequeno chip bem flexível usa os movimentos do corpo para gerar a própria energia elétrica.

Este nanogerador é um grande marco na construção de novos dispositivos eletrônicos e portáteis que se carregam pelos movimentos sem a necessidade de utilizar baterias ou tomadas elétricas.

O aprimoramento de tecnologias para recargas de baterias por energia solar também realça na importância para os avanços.

É fundamental que governos e empresários investem em estudos destas e outras tecnologias para que novos conhecimentos sejam compartilhados, garantindo então o sucesso do crescimento da IoT.

3 – Acordos de Padrões

Para que diversas redes, dispositivos e “coisas” possam se comunicarem entre si, faz-se necessário a progressão de normas que regem modelos de padronizações de arquiteturas e protocolos de comunicações.

Acordos e Padrões bem definidos permitem que dispositivos criados por diversas empresas possam ser compatíveis com integrações de diversas plataformas diferentes.

Embora exista grandes progressos na área de normas técnicas, na IoT ainda deixa-se a desejar. Organizações como a IEEE trabalham para solucionar alguns desafios definindo padronizações tais como a garantia de que o novo protocolo de comunicação IPv6 possa ser roteado por diferentes tipos de redes.

4 – Infraestrutura da Internet atual

Um dos pontos de atenção quanto aos desafios para a implementação total da IoT é um desafio técnico relacionado a própria infraestrutura da internet.

Hoje já se tem alguns bilhões de dispositivos na rede mundial, e com os novos objetos inteligentes da Internet das Coisas em breve esse número aumentará cada vez mais.

De acordo com NIC.br, os endereços IP que identificam cada um destes dispositivos de forma única, não tem a capacidade para todo esse crescimento, por isso a internet está em processo de transição com a implementação de uma nova tecnologia que substituirá o IP versão 4 (IPv4).

O novo protocolo é IP versão 6, ou IPv6 e essa transição está muito atrasada, já quase não se tem IPv4 e muitos provedores estão começando a compartilhar endereços entre vários usuários simultâneos usando algumas técnicas de compartilhamento e isso pode no extremo levar ao fim da internet como já se conhece atualmente.

Sendo assim, a implementação do IPV6 é necessária para a continuidade da internet e para sua evolução, e com isso sua total implementação colabora com o fim de mais uma barreira relacionada a infraestrutura da internet das coisas.

Leia também: As 10 vantagens que fazem do PHP uma excelente linguagem para se trabalhar

Tags: | | | | | | | | | | | | | | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.